segunda-feira, 26 de maio de 2014

COOPERAÇÃO

As perguntas são sempre as mesmas:
- Como organizar a casa de uma família tão grande? 
 - Preparar a comida? 
 - Lavar as roupas? 
 -Ajudar nos deveres de casa? 
 -Transportar para as escolas? etc

Não é fácil! 
Mas para que tudo funcione temos que ter uma boa divisão de tarefas aliada à cooperação de todos e o máximo de organização! 
Administrar a casa a distância nunca foi tarefa fácil pra ninguém! Imagine uma casa com tanta gente!
Cada um tem que saber qual a sua responsabilidade e contribuição. Se não contarmos com o apoio de todos o caos se instala com certeza! 
Então criamos uma lista com as atividades de cada um. Mesmo aqueles que já trabalham têm sua contribuição: lavar a louça da janta por exemplo, ou ajudar com a limpeza do chão, levar o lixo, etc
Até mesmo os menores tem suas atividades: guardar a louça, recolher a mesa e organizar seus quartos.
E as adolescentes que estudam à tarde cooperam com a preparação do almoço. Eu fico com o jantar e a lavagem das roupas, e assim vai...
Controlar e verificar se tudo foi feito requer uma boa administração, mas quem mais me ajuda é meu esposo, que me apoia com pulso forte e determinação!
Procuramos conscientizar todos os membros da família da importância da cooperação, para que ninguém seja sobrecarregado! Todos tem que ter em mente que, de uma forma ou de outra tem que ajudar. Cada um dentro das suas possibilidades e maturidades, mas com a ajuda de todos conseguimos o mínimo para viver em um ambiente digno.





2 comentários: