segunda-feira, 19 de março de 2012

Educação - O maior desafio


  

Acredito que nosso maior desafio e principal missão é educar bem todos esses filhos. Quando digo “nosso maior desafio” é por que o desafio não é meu ou do Galeno, mas é NOSSO. E constantemente vou falar na primeira pessoa do plural, pois as decisões serão sempre tomadas pelos dois: pai e mãe.

Quando falo em educação, não estou falando apenas da educação profissional de cada um, mas da educação moral e cristã, que o Galeno e eu prezamos e acreditamos! Nossa maior dificuldade é mantermo-nos firmes no que acreditamos, ainda mais nos tempos de hoje, onde os valores estão distorcidos e a maioria das pessoas pensam que devem levar vantagem em tudo, que o dinheiro deve vir sempre em primeiro lugar. Acho que o importante é mostrar a nossos filhos o valor de serem pessoas honestas, solidárias e menos egoístas.

          Obviamente a educação escolar e profissional sempre foi uma preocupação. Lembro-me bem quando tive que transferi-los de uma pequena, mas bem conceituada escola particular para uma pública, foi uma decisão difícil, mas tivemos que tomá-la.

Conseguimos manter a escola particular até a quarta filha, a Gabriela, mas quando chegou a época da Camila Maria,  ingressar na vida escolar, vimos que nosso orçamento não permitia manter a todos na escola particular. Então partimos pra escola pública.
Não foi fácil, pois sabemos que no Brasil há uma grande diferença de qualidade na educação pública e privada, tanto em infra-estrutura quanto em conteúdo, assim como, sabemos da deficiência de professores bem preparados e interessados.

Mas ao mesmo tempo percebo que o que importa não é apenas a escola, o grande diferencial está no interesse do aluno. Se fosse assim os menos favorecidos jamais se tornariam bons profissionais ou cidadãos que contribuam para uma sociedade melhor e mais justa. Conheço diversas famílias de origem simples, que começaram com nenhuma ou pouquíssima condição financeira, ou outras que vieram do interior, e seus filhos conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, se formaram e tornaram-se pessoas de bem e bem sucedidas. Foram esses exemplos que me consolaram!

Sempre digo a meus filhos que "Somos o que queremos ser!” Se realmente queremos alguma coisa devemos “correr atrás”. Duas grandes virtudes em uma pessoa é a determinação e perseverança! Então, não devemos desacreditar de nossos sonhos, desistir de nossos objetivos, por causa dos obstáculos que se interpõem a eles.

12 comentários:

  1. Gláucia, parabéns pela linda família!!!
    Tenho a oportunidade de conviver diariamente com a Lu, que é uma menina maravilhosa!!! Educada, esperta, super dedicada!!!
    E ela sempre conta as historias da família!
    Admiro muito vocês! E acompanho sempre o blog! Adoro!!!
    Abraços,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana!
      É sempre bom ouvir elogios! rs Mas cuidado pra não paparicar muito a Luana heim?! Senão, ninguém vai aguentá-la! hehehe
      Espero que algum dia tenhamos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente! Um abraço.

      Excluir
  2. Irmã, como sempre, palavras sábias e verdadeiras.
    De fato, a família é grande e as obrigações quanto à educação é uma tarefa puxada, complicada e compartilhada por você e meu cunhadinho "bacurau"...rsrsrs.
    Me orgulho de te ter como irmã e como sabe, sou apaixonada pelos meus sobrinhos e sobrinhas.
    Te adoro.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!!!! Mas vc sabe que o mérito não é meu! rs Um grande beijo

      Excluir
  3. Oi Dona Gláucia. Meu nome é Hortência, sou a cunhada do João que mora longe (em Pedro Gomes, MS) e mãe da Mariah! Eu e o meu marido estamos encantados com o seu blog. Primeiro porque trata, de forma muito simples e natural, de valores que estão presentes em toda família, seja ela grande ou pequena. Segundo, porque a curiosidade sobre a vida da família de vocês é inevitável, mas que mostrada dessa forma, gera em nós encantamento e felicidade, em vez de estranhamento e humor. Espero que da próxima vez que eu for em Brasília possamos nos conhecer e conversar melhor! E continue a escrever... os textos estão maravilhosos e emocionantes! Vou continuar a acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hortência,
      Muito Obrigada! Eu espero que a minha experiência com essa família, e iluminada por Deus, eu possa contribuir de forma positiva para as pessoas!
      É sempre bom ouvir palavras de incentivo, e também espero que possamos no conhecer melhor, quando estiver por aqui, venha com a Lethícia nos fazer uma vísita! Um grande beijo

      Excluir
    2. É Gláucia, a escola boa quem constrói são os alunos, junto com os pais e professores comprometidos com a educação. O grande problema da escola pública é a "clientela". Muitos pais colocam os filhos na rede pública de ensino e não dão apoio ao professor, não participam da vida escolar do filho. Tenho cinco filhos, e também chegou uma hora que tivemos que colocá-los na rede pública de ensino de Brasília, as crianças estão contentes, e graças a Deus os professores que têm dado aula pra eles são excelentes. Realmente a educação hoje, moral, cristã não é fácil, mas sabemos que mostrando pra eles a importância de seguir a Cristo estamos no caminho certo.
      Um forte abraço.

      Excluir
  4. Cara Gláucia,

    Gostaria de escrever também a moda antiga, em papel e a caneta. Mas não me é possível. Então perdoe-me por usar esse canal.

    O motivo que me leva a escrever este comentário é por eu ser um jovem cheio de dúvidas. Gostaria de dizer que me chamo Paulo, tenho 24 anos, solteiro e lutando para viver a castidade. Muito me emocionam e enchem de coragem essas palavras.

    Certamente o Senhor tem me levado a pensar nesses últimos dias sobre o matrimônio. Até meados do ano passado eu era vocacionado e hoje sinto o Senhor me chamar ao matrimônio. Meu coração ainda arde em dúvidas, sofrendo com a demora do Senhor. Mas ler tuas palavras são um sinal, uma profecia, sobre minha vida.

    Como me ajuda o Senhor nessa tarde a olhar a minha família (pai, mãe, irmãos), ver que temos muitas dificuldades apesar de sermos tão poucos e meus pais não viverem o matrimônio sob as bençãos de Deus e da Igreja. Saber que Deus me escolhe de uma família pagã para ser um pai de família, como o Galeno, me enche de esperanças.

    Espero realmente viver um dia como a sagrada família de Nazaré. E também como sua família, sem me preocupar com o pão de cada dia, ou com o que quer que seja. Para quem começa a vida em Brasília, como eu, é sempre um desafio. Tudo tão caro, é assustador. Mas minha força tem sido o Senhor, por Ele não desanimarei.

    Espero que o Senhor me conceda um matrimônio santo, me ajude a ser um bom filho, um bom amigo, quiçá um bom namorado, noivo, esposo e pai.

    Peço ao Senhor hoje, por tua família. Que a Virgem Mãe de Deus interceda por vós, leve-os ao Cristo Jesus.

    Fraternalmente,
    Paulo Vitor Lima - 2ª comunidade, Paróquia São Camilo de Lélis - Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA TUDO! Eu escreveria a mesma coisa!

      Parace... espera, parece não! É a minha história!


      Que Deus nos ajude, Paulo Vitor!

      Excluir
  5. Boa noite Glaucia,

    Há aproximadamente 6 anos atrás, quando eu e meus dois filhos (3 anos e 2 anos) estavamos na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, para assitirmos a missa das 11h, vi você chegar com sua família e sentar no banco a minha frente.
    Confesso que não acreditei no que vi. Salvo engano, eram 11 crianças, sendo um bebê de colo. Nunca esqueci aquela cena! Foi o maior testemunho de fé que já vi até hoje! Todos comportados e participando da missa. Não conseguia entender porque uma família tão grande, não conseguia acreditar como as crianças podiam ser tão comportadas! Seu esposo tinha um terço na mão, enquanto você ninava o bebê... Que benção!
    Hoje, eu tenho 4 filhos (João Carlos - 9 anos, Luis Eduardo - 7 anos, Ana Beatriz - 3 anos e Maria Luisa 1 ano), caminho com meu marido na comunidade 3 de Águas Claras. , e compartilho da sua opinião que educar é sem dúvida, a tarefa mais difícil da maternidade.
    O seu blog é um verdadeiro testemunho. Peço a Deus e a Nossa Senhora que cumpram de benções sua linda família!
    Um fraterno abraço.
    A Paz de Cristo!
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Penso que todo pai quer dar bons estudos aos filhos! Minha mãe foi assim, lutou para que eu e minha irmã estudássemos a vida toda em colégio particular! E graças a Deus conseguimos! Mas concordo que quem faz o colégio é o aluno. Como vc disse, muitos que estudaram em colégio público tem sucesso na vida profissional, passaram na UnB ou qualquer outra federal (sem desmerecer as particulares, até porque sou bolsista de uma hehehe). É preciso lutar... depende de todos, mas principalmente de cada um, em particular! E sempre com a ajuda de Deus, né?!
    Mas se não tem jeito mesmo, faria o mesmo: colocaria na escola pública! Afinal, o que não dá é ficar sem estudar e sem fazer nada da vida!

    Deus os abençoe sempre!

    E estamos esperando um novo post! hehehe
    A paz!

    ResponderExcluir
  7. Olá Glaucia, fiquei tão intrigada com a sua história... Tenho 5 filhos, também resolvemos ser abertos a vida, porém infelizmente são 5 cesáreas, provavelmente poderei ter mais dois se Deus me permitir, mas sei o quanto isso pesa, o desafio de educa-los me preocupa tanto. sinto que não estamos firmes o suficente, pois somente vamos a missa, mas não participamos de nenhum grupo e também as missas que participamos vemos tanta coisa errada e sei que eles vão começar a questionar... são tantas dúvidas... Seu exemplo de fé e confiança é impressionante... Eu tenho muito medo da escola publica, eu acho que eu não colocaria os meus. também me entristeço muito por não ter apoio de mãe e sogra. elas mal vem em casa, logo eu não posso trabalhar e estudar, só posso fazer alguma coisa quando eles estão na escola, é o unico hórário que tenho e sempre com um bb a tira colo...rs... Mas ver vc tão determinada e pra cima, me fez ver o quanto eu não tenho sido determinada, o quanto eu ainda preciso fazer e lutar... é isso. Parabéns pela sua linda família!

    ResponderExcluir