segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Por que uma família tão grande?

Olá amigos,
Resolvi criar esse blog para compartilhar as experiências de ter uma família grande, com 13 filhos legítimos.
Muitos se perguntam:
-Como e porque, em tempos tão modernos, o casal decide optar pela família?
-Como é possível, em pleno século XXI, na era dos recursos tecnológicos e dos grandes avanços da medicina, os pais decidirem não interferir na lei natural da vida, não lançar mão dos métodos contraceptivos existentes, tão fáceis, disponíveis e baratos?
-Por que optar por ter quantos filhos Deus tiver pensado pra você? 
-Como é possível sobreviver?
-E a vida profissional?
-E o tempo pra você mesmo?
-A atenção para os filhos?
-Como viajar?
-Guardar dinheiro? Etc., etc., etc.
  “Antigamente sim! Minha avó teve dez! Uma conhecida no interior, que não tinha instrução teve 12!”: Ouvi isso muitas vezes. rs
Ou então: “Ah! Eu acho lindo! ...Mas não tenho condições...”.
Um antigo chefe, uma vez me disse que essa decisão era uma quebra de paradigma, referindo-se a uma pesquisa onde mostrava que um filho representava 25% do orçamento familiar, portanto, era impossível um casal viver bem com mais de quatro filhos. Eu tive que rir é claro, na época já tinha onze!
Pois provamos que é possível, com a ajuda de Deus, e de muita união, determinação e organização, levarmos uma vida normal.
É claro que “nem tudo são flores”, nossas despesas e necessidades são bem maiores que a de qualquer família, obviamente temos que multiplicar tudo por quinze (treze filhos e os pais), mas aprendemos que podemos viver com mais simplicidade. É uma questão de opção.
Outro fator que me impulsionou a contar nossa história foi o incentivo de amigos e familiares, que achavam que a experiência adquirida com a família deveria ser compartilhada com outras pessoas.
Para que outras pessoas percebam que é possível, no século em que vivemos, manter a família unida, onde há dificuldades, falta de dinheiro e outros problemas, mas também há o respeito, solidariedade e amor. Onde os pais permaneçam casados, ao invés de se separarem nos momentos de dificuldade, tornam-se mais unidos. Que é possível, mesmo com tantos filhos, conseguir um tempinho para si mesmo, para sair ou namorar. Mostrando que vale a pena acreditar na família e no casamento para a “vida toda”.  E que no meio disso tudo percebemos que Deus tem um papel primordial , onde tem nos ensinado que viver muitas vezes na simplicidade ou abstendo-se de muitas coisas, que por um momento, achávamos excencial nos faz experimentar a alegria de viver o plano de Deus e o amor pelo outro.





54 comentários:

  1. ADOREI! O TESTEMUNHO DESTA FAMÍLIA É FEITO COM AS PRÓPRIAS VIDAS E ISTO NOS IMPULSIONA A ACREDITAR NA VIDA E NA FAMÍLIA QUE FOI PENSADA POR DEUS E CONCRETIZADA ATRAVÉS DE VOCÊS QUE DISSERAM SIM A VONTADE DE DEUS. ESTE É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR AQUELES QUE ACREDITAM EM DEUS E NELE PÕE A SUA CONFIANÇA. TENHO CERTEZA QUE O EXEMPLO DESTA FAMÍLIA DARÁ MUITOS FRUTOS. ESTE CASAL TEM SIDO GENEROSO PARA COM DEUS E PARA CONOSCO MEMBROS DE UMA SOCIEDADE CONSUMISTA, ONDE VALORIZA MUITO MAIS OS BENS MATERIAIS EM DETRIMENTO DOS ESPIRITUAIS E O DOM DA VIDA É O MAIOR DOM DADO POR DEUS!DEUS VOS ABENÇOE POR TODA A ETERNIDADE.
    UM GRANDE ABRAÇO: ICLÉA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia fomos, eu e minha esposa, visitar uns amigos. Conversa vai e vem. Até que chegou a hora de irmos embora. A dona da casa disse-nos: “ Venham aí numa sexta-feira para tomarmos um vinho e petiscar um queijo”. Até aí tudo bem. Quase que aceitamos o convite, mas... Ela continuou: “...durante a semana o trabalho e nos finais de semana a casa fica muito vazia”. Eu tomei corda: “é mesmo!?”Ela disse: “é”. Então falei: “quando isso acontecer liguem para um dos nossos filhos.”Ela indagou: ” Por que?” Eu: “Esperem e vejam “.
      Passado um tempo. A amiga nos liga. Eu brinquei e disse: “Dei um mau conselho para a senhora”. Ela perguntou: “Por que?” Respondi brincando: “Vocês tomaram nossa família”. Ela riu e disse: “Compadre tá bom demais, agora todo o final de semana é uma maravilha...juntem-se a nós também”.
      Chegou o natal, encontramo-nos e ela disse: “compadre que maravilha, olha o tamanho de nossas famílias.” Minha esposa já tinha sido levada pelo Senhor.
      ... “Sim, os filhos são a herança de Iahweh, é um salário o fruto do ventre! Como flechas na mão do guerreiro são os filhos da juventude.” Sl 127-3,4. “...Teus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa.” Sl 128-3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mãe, achei superbacana sua iniciativa. A ideia de criar esse blog só mostra o quanto você é uma mulher moderna frente à muitas por aí e vem mudar o pensamento de todos que te criticam e duvidam de você por te considerarem uma mulher retrógrada! É justamente o contrário!
    Tenho certeza muitos lerão esse blog sentindo grande admiração por você, admiração essa que nós filhos sentimos aos montes!
    Parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana! Mas vou precisar muito de sua contribuição pra dar continuiodade a esse projeto

      Excluir
    2. É isso o que sempre pensei... está a frente no tempo...
      Parabéns pela família linda e super educada!!!

      Excluir
  4. Que lindo, e que inspiração!
    Quero ter uma família enooorme tbm, quantos filhos o Senhor mandar. =)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda! Espero que Deus te dê perseverança nessa decisão! Em breve o site estará melhor e com novas publicações. Um abraço.

      Excluir
  5. Parabéns Gláucia, realmente isso mostra que você não é uma mulher fora do seu tempo e que não é por falta de informação que você tem 13 filhos, mostra que você optou por isso e sinceramente... tem uma família invejável, gostei muito disso que você fez acho que isso pode mudar a cabeça de muitas pessoas que acham que isso é uma loucura, o que não é... Se Deus for a frente de tudo, nada dará errado, pois nada é por acaso tudo é providencia de Deus Parabéns! Obrigado por ser esse exemplo de vida! :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hélio! Espero que Deus me ajude nessa missão! Um grande abraço.

      Excluir
  6. Hoje precisava ler isso.
    Meu ajudou muito pois entrei em questionamento se valeria apena ser aberto a vida.
    Deus abençoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que Deus te ilumine e te dê forças para seguir em frente nessa decisão. Um grande abraço

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada! Em breve o blog será repaginado e com novas postagens.

      Excluir
  8. Que iniciativa fantástica! adorei....... Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina, em breve o site será melhorado e com novas potagens. Espero que Deus me ajude nessa missão! Um grande abraço.

      Excluir
  9. Gláucia, realmente a sua família é linda! É só olhar pra vocês que percebemos o imenso amor de Deus! São, realmente, um exemplo à nossa sociedade, como disse a Icléa. Que Deus continue os abençoando a cada dia mais! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dhébora,
      Espero que essa experiência ajude as pessoas e que Deus me ajude nessa missão! Um grande abraço.

      Excluir
  10. Maravilhoso o Blog e sua família é linda...Parabéns a nós mulheres que não temos medo de estarmos abertas a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catarina. Em breve o site será melhorado e com novas potagens. Espero que Deus me ajude nessa missão! Um grande abraço.

      Excluir
  11. Fantástico viver na vontade de Deus! Parabéns a família que Deus continue cumulando de bênçãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! Espero que Deus me ilumine nessa missão! Em breve o site será melhorado e com novas potagens. Um abraço.

      Excluir
  12. vc é catecumeno? participa do caminho neo catecumenal?

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa iniciativa!!! Eu também sou a favor do uso da tecnologia para boas causas. Espero que este blog um dia seja referência nacional em família, em mostrar para o mundo que a família não gira em torno do dinheiro. Torço pela evolução dessas informações em todos os meios de comunicação!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada João Paulo, espero que eu saiba fazer isso com sabedoria e iluminação! Um grande abraço.

      Excluir
  14. “Dom do Senhor são os filhos, são como flechas nas mãos de um guerreiro. Feliz o homem que tem cheia a sua aljava: não temerá diante de seus inimigos”. (Sl 127)

    Acho que resume bem o 'sim' que vocês deram a Deus e a Igreja!

    Fazer a vontade Dele é sempre o melhor!!!

    Deus abençoe a cada um!!!
    Parabéns pelo blog. Já estamos divulgando!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabelle!
      Espero que Deus me ilumine nessa missão! Em breve o site será melhorado e com novas potagens. Um abraço.

      Excluir
  15. Parabéns! Só cristão com muita coragem tem um belo exemplo como esse. Equanto a família é banalizada pela mídia (nativa), teve vc para usar deste meio para dar testemunho do amor de Deus por todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada João!
      Espero que Deus me ilumine para fazer isso com sabedoria! Um grande abraço.

      Excluir
  16. Parabens tia...
    por:ana paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paulinha! Seja um membro do blog que assim vc receberá as novas postagens. Um bjo

      Excluir
  17. Parabéns!!!! Deus continue iluminando sua família!

    Inclusive esse seu depoimento tem muiiiiito a ver com o evangelho de hoje 14/02/2012 Mc 8, 14-21

    A paz!

    ResponderExcluir
  18. A realidada aqui em casa está quase igual..Somos em 8 e minha está grávida. Vejo o quanto Deus tem iluminado a minha família e iluminado as famílias numerosas que vejo por ai. Espero um dia também casar e poder ter tantos filhos que Deus mandar também. Parabéns pelo blog. E enquanto eu estava escrevendo esse post...meus irmãos começaram a brigar...Aveee...normal não é mesmo? Um grande Abraço e mais uma vez parabéns pelo blog e pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei muito feliz ao ler o seu blog e vejo o quanto Deus faz maravilhas em nossas vidas hoje estou gravida do meu 4 filho e sei que já sou motivo de escandalo para o algumas pessoas mais Deus me ajuda a ser fiel a ele e a obedecer a sua palavra.Suas palavras hoje só me ajudaram a ser firme e forte nessa minha obediencia,que Deus abençõe a sua familia linda e mais uma vez muito obrigado mesmo...

    ResponderExcluir
  20. A paz minha querida! Família é xodó de Deus.Estou na primeira. Ana Luísa que está com 3 meses. Caminho na Imaculada Conceição, comunidade 14. Tenho 17 anos de Caminho, mas voltei a estaca zero por conta do marido e recomeçamos por, com e no amor! Será que um dia te alcanço? rsrsr Já linkei seu blog no meu pra acompanhar essa história de salvação. Um abraço fraterno. Alessandra
    www.minhaprimeiragravidez.com

    ResponderExcluir
  21. Prima, sua família é um espetáculo! Vocês educaram e educam filhos e filhas de maneira exemplar. Não minto ou exagero ao dizer que servem de modelo, pois demonstram que a vida familiar é possível e extraordinária, quando fundamentada no magistério cristão. Um super beijo!
    Vocês são a práxis do "amor e responsabilidade" enunciado por Karol Wojtyla
    Reinaldo Cordova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Primo!!
      Mas você sabe que o mérito não é meu! rs
      Sabemos que sem Ele de nada somos capazes!
      Um grande bjo.

      Excluir
  22. OLÁ GLÁUCIA...
    PARABÉNS PELA CORAGEM!
    SOU TÂNIA,CAMINHO EM CURITIBA HÁ 17 ANOS,HOJE COM 30 ANOS TEMOS 5 FILHOS E UM NO CÉU. CASEI COM UM EX-VOCACIONADO ('DESVIRTUADO"...RS). ACHO QUE NO COMEÇO AQUI MUITOS SE ASSUSTAM E CRITICAM, MAS DEPOIS APRENDEM A ME RESPEITAR... MINHA QUARTA FILHA É ESPECIAL, TEM UMA MÁ FORMAÇÃO GRAVÍSSIMA NO CÉREBRO...NÃO FALA NEM ANDA, ALIMENTA-SE COM SONDA E NÃO CONTROLA A PRÓPRIA TEMPERATURA (VIVE NO AR CONDICIONADO!CHIQUÉRRIMA HEHE), FOI A MARAVILHA MAIS SUBLIME DE DEUS... TORNOU-NOS MAIS GENEROSOS, FRATERNOS, FIRMES! ALÉM DAS TERAPIAS SÃO OITO ESPECIALISTAS.. UM TRABALHÃO... MAS TODOS COLABORAM ENQUANTO A MÃE PEREGRINA NOS CONSULTÓRIOS E HOSPITAIS... PARA QUEM DIZIAM QUE NÃO VIVERIA MUITO, SE PARAR PAROU ETC...TE DIGO QUE NUNCA FICOU INTERNADA... NOSSO ANJINHO DE 5 ANOS COMO UM BEBÊ DE 3 MESES...ATÉ O LORENZO DE 2 ANINHOS AJUDA A DAR BANHO E ACARICIAR A "PEQUENA GRANDE" SUZANA!
    A PAZ!

    ResponderExcluir
  23. Nooossa muito legal. Parabéns pelo Blog Gláucia, ficou show! Filhos por mais que dêem trabalho são uma graça de Deus, e você tem 13! rs É uma pena minha mãe ter saído do caminho, queria ter vários irmãos (era um sonho rs)...mas tudo bem. Se Deus quiser continuarei na caminhada e se puder te superarei em números rsrs! Um abraço em 13 x e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  24. MARIANNA

    Parabéns pelo seu blog adorei muito.
    Sua ideia não podia ser melhor

    ResponderExcluir
  25. Oi Glaucinha, como vai? Quantas saudades de vc, das nossas conversas e gargalhadas, saudade dos tempos de faculdade, lembra daqueles cochilos...... então, passa rápido né.
    Parabéns pelo blog, ficou ótimo e tenho certeza q com suas atualizações vai ficar melhor ainda mais, temos de marcar um encontro, faz tempo que nos encontramos, a Luisa estava na barriga da Stefânia e já vai fazer dois anos, da um abraço no Galeno.
    Ihhhhh parabéns pela linda e abençoada família, ela é linda demais, aquela bachotinha q peguei no colo deve estar enorme né.
    Que Deus continue abençoando e guardando sua família, que é seu maior tesouro, vc é demais, vc é linda e alegre, te admiro de todas as formas.
    Bjo grande, saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana!!
      Espero que Deus me ilumine para poder passar algo construtivo para as pessoas. Acho que isso é o mais importante né?
      Tb tenho muita saudade de vc e de nossas conversas. Aquela que vc mencionou é a Cecília, está com 10 anos, é uma verdadeira mocinha, e está linda!!! Podíamos mesmo nos encontrar, é só marcar viu? Um grande beijo.

      Excluir
  26. Muito bom! hahaha' Meus pais tbm são abertos a vida... Aqui em casa é "1,2, 3 de repente 8... por enquanto!" Parabéns Gláucia, muito legal sua iniciativa! Realmente para as pessoas isso é impossível, mas Deus é a nossa base e com ele tudo é possível! Vou acompanhar seu blog ;) beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Àgatha.
      Espero ter iliminação para passar algo que contribua para que esse mundo e as famílias sejam melhores. Um abraço.

      Excluir
  27. oi prima e a katia parabens pelo seu blog e q deus abençoe sua familia maravilhosa
    eu sempre dou exemplo de vc para os amigos eu sempre digo q seu filhos sao tao educados q nem parece ter criança em casa q tem casa com dois filhos q parece uma mutidao um grande bju e q deus te de foça pra continuar sempre assim moderna como diz a luana e perseverante smpre rsrs!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kátia!
      Eu não sou exemplo pra ninguém, e o mérito não é meu e sim Dele, que tem sempre ajudado a todos nós! rs
      Espero que Deus me ilumine pra passar algo de bom para as pessoas.
      Um grande beijo

      Excluir
  28. Que alegria é poder ler uma historia guiado pelo amor Deus, me espanta tamanho amor. A quantidade de filhos impressiona, mas impressiona mais o que isso leva; leva a todos a colabora uns com outros (a solidariedade e comunhão), ou seja serem uma verdadeira família. Isso tudo me ajuda a ter o desejo de estar aberta a vontade de Deus, se Ele me permitir gostaria de construir uma família que sabe tão bela quanto a sua. Hoje li a mensagem do papa Bento XVI para a quaresma e ele dizia muito para olharmos para as necessidades dos irmãos, sair do nosso egoísmo, nos doar ao outro, porque assim encontraremos a nossa alegria. E lendo a sua historia, só me confirma como é verdadeira as palavras do papa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Ana Maria, é sempre bom ouvir palavras encorajadoras.
      Espero sempre ter iluminação e discernimento para conduzir e orientar essa família!
      Um grande abraço.

      Excluir
  29. Ooi Gláucia!
    Fiquei muito feliz em ver um blog com esse tema e escrito por alguém como você: aberta à vida!
    Também sou catecúmena, ou melhor, pré-catecúmena (com apenas 9 meses de caminhada, rs)e antes de começar essa caminhada eu ouvia falar dessa decisão pela vida, da mulher não trabalhar fora para se dedicar aos filhos e achava tudo isso loucura.
    Após iniciar a caminhada percebo como essa decisão é sábia e é uma das únicas decisões que ainda podem salvar a humanidade.
    Fico muito feliz em conhecer essas famílias que assim como você, confiam em Deus e não têm medo de aceitar a vontade Dele em suas vidas.
    Eu realmente espero, um dia, poder ter uma família assim como a sua: fundada no amor e na confiança da Providência Divina!

    Parabéns pela família linda e que Deus continue abençoando você e sua família!
    Ahh, espero que você continue com esse projeto, ele é maravilhoso!

    Beijo, querida!
    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  30. A Paz de Cristo!

    oi Glaucia, parabéns pelo blog, tinha que ler isso hoje, estou caminhando a 5 anos e tenho 4 filhos aqui comigo e 2 no céu, esta semana fui na minha medica e ela me disse que nao posso mais ter filhos (4 cesareas e duas curetagem) me disse que meu utero esta muito fragil e nao consiguirei mais ter filhos, me senti péssima, pois filhos sao bençao na vida de um casal e os meus são a alegria da familia...estou procurando medicos para uma outra opnião, embora goste muito da minha, quero ter outros filhos , mas é muito dificil encontrar um medico que seja a favor da livre escolha do paciente, sempre ouço pra que mais filhos/vc quer morrer e deixar os 4 ai sozinhos? nossa como é dificil pra aqueles que não creem, mas confiamos no senhor e queremos estar abertos a vida sempre...parei de trabalhar e me dedico em tempo integral a minha familia, nao me arrependo de nada muito pelo contrario, acho que mãe é a melhor e mais gratificante profissão que existe...lendo seu blog hoje senti força pra crer que para aquele que confia no Senhor nosso Deus nada é impossivel.
    Parabéns pela inicitiava estarei acompanhando seu blog. Silmara/sp

    ResponderExcluir